Bloqueios Anestésicos
A incidência de Dor Crônica no mundo é em torno de 30%. Na maior parte dos pacientes o correto uso de medicações associado a terapia multidisciplinar e reabilitação é suficiente. Porém, em uma parcela desses pacientes precisamos recorrer as técnicas intervencionistas da dor.
As infiltrações (também conhecidas como bloqueios anestésicos) são técnicas com boa eficácia para o tratamento das dores, e podem ser feitas com a finalidade diagnóstica ou terapêutica. Existem diversas indicações, tais como: patologias da coluna, dor do câncer, síndrome dolorosa regional e complexa, síndrome miofascial e alguns tipos de cefaléia.
Podem ser usadas diversas medicações nos bloqueios, porém mais comumente usamos a associação de um anestésico local associado ao corticóide. O anestésico tem um efeito quase imediato, retirando o ciclo vicioso de DOR-Contratura-DOR; o corticóide com um início mais tardio(em média 72 horas), tem um efeito prolongado. Nos casos de recorrência da dor ou indicação de efeito mais prolongado, podemos usar técnicas neurolíticas, dessas podemos usar a forma química com Fenol ou Álcool e na térmica, o uso da radiofrequência.