top of page

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NOS PACIENTES COM DOR NA COLUNA?

Eu sei, você deve estar pensando por que eu estaria questionando o exame padrão ouro para muitas patologias da coluna? Mas eu vou explicar...

Ressonância Magnética é uma tecnologia médica de imagem que utiliza um forte campo magnético e ondas de radiofrequência para produzir imagens detalhadas dos órgãos internos e tecidos.

rm de coluna lombar

Esta técnica pode ser usada para investigar praticamente todas as partes do corpo, sendo frequentemente usada para examinar o cérebro, articulações e discos da coluna vertebral. Além disso ela avalia possibilidade de infecções, tumores e má formações.

O grande problema é a forma como vai ser interpretado esse exame. Para se ter uma idéia foi feito um trabalho há alguns anos atrás na Coreia do Sul que selecionaram diversos pacientes SEM DOR NENHUMA e realizaram Ressonância Magnética de Coluna Lombar, em 81,4% foi encontrado herniação em algum disco. Quanto mais a idade vai passando, mais aumenta a probabilidade de encontrar alguma alteração degenerativa, mesmo que você não apresente sintoma nenhum. Outro trabalho chamado Variability in diagnostic error rates of 10 MRI centers performing lumbar spine MRI examinations on the same patient within a 3-week period, selecionou Um(01) paciente, que realizou 10 Ressonâncias de coluna lombar em 10 centros diferentes num períodos de 3 semanas. Nenhum dos locais apresentou mostrou o mesmo resultado, e foram encontrado diversos erros.

Em momento nenhum estou dizendo que a ressonância não ajuda na investigação do paciente com dor lombar. O que realmente importa é tratar o paciente e não o exame. Muitas vezes o paciente chega no consultório com o diagnostico de hérnia de disco, porque tem dor lombar e apresenta um exame alterado. Porém a dor que ele apresenta não é condizente com o seu exame. Uma consulta com um profissional capacitado pode ajudar muito nessa investigação. Lembre que existe diversas estruturas na coluna que pode ser a causadora da dor, como articulações, discos, músculos, nervos....

Outra ferramenta muito importante quando se tem dúvida são os bloqueios diagnósticos, com eles pode-se injetar pequena quantidade de anestésico no local suspeito de gerar a dor, e ter um diagnóstico correto de qual local específico que está contribuindo para dor.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page